Instituto Pensar - Partidos comunistas de Cuba e Vietnã reafirmam companherismo em encontro

Partidos comunistas de Cuba e Vietnã reafirmam companherismo em encontro

Os altos dirigentes do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Vo Van Thuon, e do Partido Comunista de Cuba (PCC), Roberto Morales Ojeda (Imagem: Reprodução)

Os altos dirigentes do Partido Comunista de Cuba (PCC), Roberto Morales Ojeda, e do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Vo Van Thuong, mantiveram diálogo por videoconferência como sinal dos laços de amizade que unem as duas nações. As informações são da Prensa Latina.

Leia também: Símbolo de resistência, Brigada 1º de Maio inicia mobilização em Cuba

Durante a reunião, o membro do Birô Político e membro permanente da Secretaria do Comitê Central do PCV forneceu informações sobre os resultados do primeiro ano após seu 13º Congresso e as principais conclusões do 5º Plenário de seu cômite central.

Van Thuong "ratificou a política invariável do PCV em apoio à luta do povo cubano contra o bloqueio norte-americano, bem como o interesse da alta direção da nação vietnamita em continuar fortalecendo os laços de fraternidade e solidariedade?, diz a nota.

Por sua vez, Morales Ojeda, membro da Mesa Política do PCC e Secretário de Organização do Comitê Central, "apresentou um resumo do andamento da implementação das ideias, conceitos e diretrizes do 8º Congresso do Partido, um ano após sua celebração e um resumo do trabalho da organização?, segundo o texto.

Além disso, declarou que "conversaram sobre os esforços das Grandes Antilhas para resistir criativamente no atual contexto regional e internacional?.

"Em relação às recentes medidas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos, ele enfatizou que, embora estejam caminhando em uma direção positiva, são de natureza limitada, porque não modificam a essência do bloqueio intensificado?, acrescentou Granma

Cuba e Vietnã: amizade bilateral

"Sob a liderança do PCC, o povo cubano realizará com sucesso o processo de atualização do modelo econômico e social, para abrir uma nova etapa de desenvolvimento na construção e defesa nacional?, destacou o dirigente vietnamita.

Por sua vez, Ojeda parabenizou o Vietnã pelos resultados obtidos nos últimos anos e expressou sua confiança de que, sob a liderança do PCV, o país indochinês cumprirá os objetivos estabelecidos para 2030, quando se comemora o 100º aniversário da fundação da força política.

Na reunião, os dois lados concordaram que, no contexto da pandemia de Covid-19, os contatos e intercâmbios frequentes entre os países são demonstrações vívidas da amizade bilateral especial cimentada pelo presidente Ho Chi Minh e pelo líder Fidel Castro.

Leia também: Os resultados positivos da luta de Cuba contra a Covid-19

"É um tesouro inestimável, pelo qual os dois países devem se esforçar para preservar, proteger, cultivar e transmitir às gerações futuras, em benefício dos dois povos e da causa revolucionária das duas partes?, declarou Vo Van Thuong.

Além disso, foram discutidas orientações e medidas específicas para continuar implementando acordos e documentos de cooperação entre ambas as partes em setores como saúde, agricultura, aquicultura, biotecnologia e energia renovável.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: